segunda-feira, 26 de maio de 2008

Sgt Peppers

Com minúcia e demonstrando domínio sobre o tema, o jornalista Clinton Heylin, traz detalhes da criação do álbum musical que tornou-se um símbolo de uma era.

Creio que Sgt. Peppers tenha nascido de uma confluência de fatores: A ascensão de Bob Dylan e as bandas de rock psicodélico (tanto inglesas como americanas), o fato de os Beatles - principalmente McCartney - se recusarem a perder a hegemonia nas paradas de sucesso, a liberdade de criação e a euforia proporcionada pelas drogas sintéticas - LSD destacadamente - e também a exigência e a imposição por parte dos integrantes da banda de mais horas livres no estúdio para que pudessem experimentar toda a sorte de instrumentos musicais e mixagens em quatro e oito canais.

Depois do impacto das vendas iniciais, da ampla crítica positiva surgem os detratores, que praticamente "esconderam" o disco no final da década de 70, embora os fãs sempre tenham proporcionado boas vendagens nas reedições seja em CD ou qualquer outra forma de relançamento.

O autor, que é fã da banda, não se furta a criticar a mídia que forjava pesquisas "Top 10" ou "Top 100" tanto para proteger quanto para esculhambar o mítico álbum.

No final, o autor fornece uma trilha sonora para cada capítulo, o que se torna uma excelente opção para que o leitor/ouvinte se transporte até aquela época maluca.

Fichinha/Livro:
Nome: Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band
Autor: Clinton Heylin
Editora: Conrad
Aquisição: Fnac Campinas, 2008.
Minha Cotação (0-10): 7,5.

Nenhum comentário: