sábado, 31 de maio de 2008

Índia na área

Nesta semana estou mergulhado num livro extra-futebol. É esse aí, escrito pela jornalista Mira Kandar. Ela é nascida na Índia e estudou nos Estados Unidos.
Uma reportagem bacana e direta. Ainda não terminei de ler, mas estou empolgado com o encaminhamento que ela dá para importantes questões.
A Índia já sofre a crise de falta de água potável para milhões de pessoas. As cidades sofrem com o êxodo rural e a falta de emprego e perspectivas para a maioria de seus habitantes.
A Índia tem mais de 3/4 de seus 900 milhões de habitantes vivendo na área rural, porém a agricultura está em crise vivendo um dilema que é comum a vários países "em desenvolvimento": investir na agricultura de larga escala visando a exportação ou matar a fome de seus habitantes?
O país intitula-se auto-suficiente em grãos, mas a verdade é que a morte por desnutrição lidera a estatística da mortalidade infantil. A Educação Pública é precária, dependente de investimentos privados e ações conjuntas entre ONGs e comunidades perdidas pelo interior profundo.
Por outro lado há uma gigantesca massa consumidora que passou a ter acesso à tv à cabo, celulares e computadores de última geração. O mercado consumidor está em franca expansão. Quando a maioria dos países possuir uma população envelhecida, a Índia será a nação com o maior número de jovens no planeta.
A autora prega que o futuro do planeta Terra passa pela resolução de problemas na Índia. Lendo mais da metade do livro, noto as grandes semelhanças entre a Índia e o Brasil.
Acho que há um excesso de preocupação com o Aquecimento Global. Certos problemas naturais da Índia não foram criados pelos seus habitantes. É uma questão que ainda não domino, portanto não posso me aprofundar.
Segundo meu professor particular Carlos Sarmento, Hindu é o crente na religião Hindu enquanto indiano é o sujeito que nasceu na Índia. Portanto, existem indianos hindus e indianos muçulmanos, por exemplo.
Confira a CNN deles. Um dia vou conhecer esse quebra-cabeça.

Fichinha /Livro:

Editora: Agir
ISBN: 9788522009312
Ano: 2008
Número de páginas: 416
Aquisição: Comprei no Empório Cultural, Bauru/SP

Um comentário:

Anônimo disse...

Vomito.jpg...