sábado, 31 de maio de 2008

Viagem Gastronômica através do Brasil

Este é um belíssimo retrato do Brasil. A miscigenação que originou o povo brasileiro, a riqueza das variedades de pratos, a transmissão verbal das receitas preservando, de mãe para filha, tradições regionais. Enfim, Caloca Fernandes usa a comida para mostrar um Brasil fantástico e feliz. Ou talvez conformado com seu destino.
A exploração harmônica da natureza pelos índios; a chegada dos portugueses com seus azeites, bolos, queijos, pães e muito mais e a introdução do negro africano na Economia e na Cultura brasileiras.
A grande aceitação da cozinha italiana, a única entre as européias que chegou aos rincões deste Brasil.
Além de toda informação histórica, o livro apresenta os alimentos básicos da confecção de diversos pratos, desde o "Pato no Tucupi", de Belém do Pará até o "Galleto ao Primo Canto" no Sul..
E as fotos ? O jornalista fotografou tudo e o resultado foi um lindo festival de cores e, certamente, sabores. Somos resultado de uma grande mistura. E a cozinha é um dos palcos mais relevantes na formação do Brasil.



Fichinha /Livro:

VIAGEM GASTRONOMICA ATRAVES DO BRASIL
ISBN: 9788573595574
Encadernação: Capa dura Formato: 24 x 30,5 258 págs.
Ano da obra: 2000
Autor: Caloca Fernandes, TRADUTOR: Doris Hefti
Comprei em João Pessoa, 2005
Minha avaliação: 9,5.


Índia na área

Nesta semana estou mergulhado num livro extra-futebol. É esse aí, escrito pela jornalista Mira Kandar. Ela é nascida na Índia e estudou nos Estados Unidos.
Uma reportagem bacana e direta. Ainda não terminei de ler, mas estou empolgado com o encaminhamento que ela dá para importantes questões.
A Índia já sofre a crise de falta de água potável para milhões de pessoas. As cidades sofrem com o êxodo rural e a falta de emprego e perspectivas para a maioria de seus habitantes.
A Índia tem mais de 3/4 de seus 900 milhões de habitantes vivendo na área rural, porém a agricultura está em crise vivendo um dilema que é comum a vários países "em desenvolvimento": investir na agricultura de larga escala visando a exportação ou matar a fome de seus habitantes?
O país intitula-se auto-suficiente em grãos, mas a verdade é que a morte por desnutrição lidera a estatística da mortalidade infantil. A Educação Pública é precária, dependente de investimentos privados e ações conjuntas entre ONGs e comunidades perdidas pelo interior profundo.
Por outro lado há uma gigantesca massa consumidora que passou a ter acesso à tv à cabo, celulares e computadores de última geração. O mercado consumidor está em franca expansão. Quando a maioria dos países possuir uma população envelhecida, a Índia será a nação com o maior número de jovens no planeta.
A autora prega que o futuro do planeta Terra passa pela resolução de problemas na Índia. Lendo mais da metade do livro, noto as grandes semelhanças entre a Índia e o Brasil.
Acho que há um excesso de preocupação com o Aquecimento Global. Certos problemas naturais da Índia não foram criados pelos seus habitantes. É uma questão que ainda não domino, portanto não posso me aprofundar.
Segundo meu professor particular Carlos Sarmento, Hindu é o crente na religião Hindu enquanto indiano é o sujeito que nasceu na Índia. Portanto, existem indianos hindus e indianos muçulmanos, por exemplo.
Confira a CNN deles. Um dia vou conhecer esse quebra-cabeça.

Fichinha /Livro:

Editora: Agir
ISBN: 9788522009312
Ano: 2008
Número de páginas: 416
Aquisição: Comprei no Empório Cultural, Bauru/SP

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Sgt Peppers

Com minúcia e demonstrando domínio sobre o tema, o jornalista Clinton Heylin, traz detalhes da criação do álbum musical que tornou-se um símbolo de uma era.

Creio que Sgt. Peppers tenha nascido de uma confluência de fatores: A ascensão de Bob Dylan e as bandas de rock psicodélico (tanto inglesas como americanas), o fato de os Beatles - principalmente McCartney - se recusarem a perder a hegemonia nas paradas de sucesso, a liberdade de criação e a euforia proporcionada pelas drogas sintéticas - LSD destacadamente - e também a exigência e a imposição por parte dos integrantes da banda de mais horas livres no estúdio para que pudessem experimentar toda a sorte de instrumentos musicais e mixagens em quatro e oito canais.

Depois do impacto das vendas iniciais, da ampla crítica positiva surgem os detratores, que praticamente "esconderam" o disco no final da década de 70, embora os fãs sempre tenham proporcionado boas vendagens nas reedições seja em CD ou qualquer outra forma de relançamento.

O autor, que é fã da banda, não se furta a criticar a mídia que forjava pesquisas "Top 10" ou "Top 100" tanto para proteger quanto para esculhambar o mítico álbum.

No final, o autor fornece uma trilha sonora para cada capítulo, o que se torna uma excelente opção para que o leitor/ouvinte se transporte até aquela época maluca.

Fichinha/Livro:
Nome: Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band
Autor: Clinton Heylin
Editora: Conrad
Aquisição: Fnac Campinas, 2008.
Minha Cotação (0-10): 7,5.

Livros, Música e Vídeo

Tô embalado! Depois do "deTrivella!!"

Criei este espaço pra falar das coisas que estão nas minhas Discoteca, Biblioteca e Vídeoteca ou que eu já tomei contato, mesmo não tendo cópia aqui em casa.

Novamente, não sei onde vou parar, mas inauguro este espaço pra hablar de algumas das minhas preferências.