sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Boxe de Primeira!

Esta Triveteca carece de livros sobre Boxe. Talvez a ausência de textos sobre a "Nobre Arte*" indica que eu sempre gostei das lutas, porém nunca tenha me dedicado a conhecer todos os fundamentos deste enigmático Esporte.
Em meus arquivos de vídeo (tanto fitas quanto DVDs) há uma infinidade de grandes momentos de peleias e grandes lutadores, porém tudo encrustrado em meio a gravações de gols da rodada e resumos esportivos.
Bom, quero destacar dois livros: "La vida es un ring", do locutor da tv argentina Osvaldo Principi e o léndário "A Luta", de Norman Mailer.

Começo pelo final: "A Luta" é um clássico da Literatura Esportiva, mas é muito mais do que isso. Norman Mailer foi ao Zaire (hoje Rep. Democrática do Congo) para descrever "The rumble in the jungle", uma das lutas mais importantes da história do Boxe.
1974. No coração da floresta africana Muhammad Ali e George Foreman se pegaram em uma empolgante decisão de título Mundial dos Pesos Pesados.
Mailer descreve a Luta e todo seu ambiente. Começa algumas semanas antes, relatando o embarque dos pugilistas e a conturbada estadia deles por lá, que envolveu, inclusive, um polêmico adiamento da luta devido a uma contusão de Foreman.
O jornalista torce abertamente por Ali. Politiza a luta, colocando-se ao lado de Ali e dos simpatizantes do movimento "Black Power" enquanto Foreman aparece como representante da "ira branca". Um livro imperdível que mostra como ser parcial sem perder o viés jornalístico. Uma aula sobre reportagem.

Já o livro de Principi é totalmente diferente. Nascido em 1956 e narrador de Boxe da TyC desde 1971, Principi é uma figura cativante e única no universo pugilístico.
"La vida es un ring" é um "melhores momentos" coletados de uma série que ele apresentou na Tv pública argentina em 2003.
O mais bacana é que, além de entrevistar importantes boxeadores locais, ele conversa com personagens de outras áreas como o tenista Guillermo Vilas, a escultora Mariana Brihuelga, o compositor de Tango Chico Novarro e outros mais.
Gente que vive a emoção das lutas de Boxe e que sabe extrair lições dos duros combates.
Uma visão diferente da que estamos acostumados aqui no Brasil. Mundo afora se questiona a viabilidade do Boxe. Alguns sequer consideram Esporte, outros o rotulam como mera demonstração de violência e imbecilidade.
Independente disso, o Boxe segue como um dos Esportes mais populares do mundo.

* Nobre Arte porque o Boxe, nos primórdios, era disputado apenas por gente da Nobreza Britânica.


2 comentários:

Anônimo disse...

Põh! Brunão beleza de blog, achei por acaso, vou adiciona-las às minhas favoritas, será um caminho obrigatório,quando na Net... Não sabia que você escreve tão bem(parabéns).Poe algumas dicas de literatura..um abraço e sucesso meu amigo.
Mantovani.

deTrivella disse...

Salve Mantô
Obrigado pela visita, amigo.
De vez em quando eu falo alguma coisa sobre Livros, mas o blog que eu mais escrevo é o outro, não sei se você já visitou: http://detrivella.blogspot.com

Este leva atualizações diárias e espera pela sua visita, ok ?

Grande abraço!